ELTON DE OLIVEIRA SOARES
159

Um novo pontificado?

Nem se passaram ao menos três meses após a morte de Bento XVI e Francisco já dá mostras que estes próximos anos que virão vão ser de guerra total contra a missa tradicional. Ao decretar as novas medidas contra a celebração de rito tridentino somente agora, Bergoglio mostra que temia muito a desaprovação de Joseph. Se existia uma espécie de acordo entre os dois, isso de fato nunca vai ser de conhecimento da maioria dos católicos.
Apenas uma Uma coisa é certa, Francisco não medirá esforços em abrir às portas da Igreja para o mundano nesta sua nova fase de pontificado. Acredito ainda que não estamos mais na fase de questionarmos seu pontificado.
A razão para essa aparente resignação parece ser feita de pura prudência. Há dois anos, o cardeal Carlo Maria Viganó já havia nos alertado da situação difícil que o papado de Francisco nos apresenta. Ele lembrou do estratagema que Francisco se utilizou para se esquivar das dúbias lançadas contra Amoris latitia. Viganó sabia que ao deixar de ser ambíguo, Francisco perderia automaticamente seu pontificado. Visto que ele não respondeu , o cardeal cautelosamente evita de lançar qualquer qualificadora para Francisco, como chamá-lo publicamente de herege. Tenhamos também a mesma cautela. Deixar de questionar o pontificado de Bergóglio não significa que nos rendemos incondicionalmente à Nova Ordem Mundial. Ainda surge muito a necessidade de apontarmos para as heresias que surgem, mesmo sabendo que este novo Judas se reveste da autoridade apostólica. Neste caso traremos de observar o contexto da situação. Notemos que Viganó chama os adeptos da igreja conciliar de sinagóga de Satanás, a mesma que entregou Jesus a Pôncio Pilatos:
“Você não teria nenhuma autoridade sobre mim, se ela não lhe fosse dada por Deus. Por isso, aquele que me entregou a você, tem pecado maior.” (São João 19, 11)
Do mesmo modo então saibamos reconhecer que quem entregou o Corpo Místico de Cristo ao poder político estabelecido tem culpa maior. Neste momento em que a Igreja encontra-se eclipsada como descrito nas profecias de La Sallete, peçamos o auxílio da Virgem Maria para que consigamos cumprir a nossa missão dada por Deus de conservar a fé integralmente, sempre unidos à verdadeira Igreja católica, até a volta gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Link do pronunciamento de Dom Carlo Maria Viganó sobre a crise da Igreja pós Vaticano II:

URGENTE: Pronunciamento de Dom Viganò sobre a Crise na Igreja e no mundo

#PAPAFRANCISCO
#SANTASÉ
#VATICANOII
#CARDEALCARLOMARIAVIGANO
#MISSATRIDENTINA
#MISSAGREGORIANA
#IGREJACATÓLICA
Domínio público