05:30
Nuno Alvares
11,4 mil
"Não, não tema Dr. Plinio" (Deputado Bernardo Cabral, novembro 1987) 23-11-1987 - Respondendo a uma pergunta do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre possíveis perigos de uma divisão no Brasil devido …Mais
"Não, não tema Dr. Plinio" (Deputado Bernardo Cabral, novembro 1987)

23-11-1987 - Respondendo a uma pergunta do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre possíveis perigos de uma divisão no Brasil devido a introdução de reformas de sentido socialista na Constituição do País, o Deputado Bernardo Cabral (da Comissão de Redação da Constituinte) afirmou: "Não, não tema Dr. Plinio. Nós estamos caminhando para uma coisa melhor do que o Sr. está pensando. Espero que a sua inquietação dure pouco".

Porém, os fatos desmentiram fragorosamente aquele parlamentar...

A título de exemplo, leia-se o que se publicou dias atrás: "Desde 1988, foram apresentadas nada menos que… 3.992 propostas para alterar a Constituição. Destas, 1.234 ainda estão em análise — 189 delas prontas para entrar em votação no plenário. Apenas a título de comparação, a Constituição dos EUA, de 1787, teve 27 emendas em 224 anos de vigência" (cfr. O Estado de S. Paulo, 26-06-2013, Direto da fonte / Sonia Racy, Que ‘PEC-ado’).

Para aprofundar o assunto, consulte a obra "Projeto de Constituição angustia o País - TFP propõe uma solução concreta, serena, equilibrada, dentro da lei e sem traumas" (1987)
Juraci Josino Cavalcante
Na realidade, o deputado fugiu da pergunta ao dizer que o Brasil já está dividido, dando, para justificar tal divisão, o exemplo dos quatro pontos cardeais. É próprio desta gente esse jogo de palavras. Hoje estamos sofrendo os efeitos maléficos do que ele plantou na promulgação desta absurda Constituição, a qual, até na definição do que seja família deixou na ambiguidade.