04:51
ANTINUTRIENTES: Vegetais vão me desnutrir ? | Fitatos, Lectinas, Oxalatos #franciscoamadogloritv ================ Eu estou fazendo uma dieta cetocarnívora, e tive melhoras incríveis, não sinto mais as …Mais
ANTINUTRIENTES: Vegetais vão me desnutrir ? | Fitatos, Lectinas, Oxalatos
#franciscoamadogloritv
================
Eu estou fazendo uma dieta cetocarnívora, e tive melhoras incríveis, não sinto mais as dores da fibromialgia, melhorei dos sintomas da síndrome do ovário policistico, voltei a dormir, melhorei da psoríase, pele, cabelo e unhas ótimos. Eu estou muito feliz, sempre me alimentei com toda esses alimentos ditos "saudáveis" mais nunca tive saúde. Hoje em dia após retirá-los tenho saúde, qualidade de vida e alegria!
================

Oxalatos são antinutrientes, um termo científico usado para se referir a compostos que reduzem a capacidade do corpo de absorver ou usar nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais.

Especificamente, alimentos que contêm oxalatos pode reduzir a quantidade de cálcio que seu corpo absorve. Isso ocorre porque o oxalato pode se ligar ao cálcio e fazer com que esse mineral passe através de você sem que os intestinos tenham a chance de absorvê-lo. Eles também podem causar pedras nos rins.

O oxalato geralmente não é encontrado em produtos de origem animal.

Os alimentos com maior concentração de oxalatos são ruibarbo, chocolate (quanto maior o percentual de cacau), espinafre, folhas de beterraba, amêndoas, acelga, castanha de caju e amendoim. Outros alimentos com oxalatos que vale a pena considerar incluem:
===Verduras e legumes
Quiabo, Nabo Salsa, Aipo, Alho-poró, Vagem, Batata (assada com pele e frita)
Batata doce, Verduras de beterraba,Molho de tomate enlatado,
feijão, Favas,Soja
===Fruto
Abacaxi, Ameixa, kiwi, Figo, Uvas, Limão e lima (casca),
==Grãos,
milho, Aveia, Trigo, Quinoa,
===Bayas
amora preta, Arando,framboesa, Morango, Groselha,
===Frutos secos
Avelã, nozes, pistachios, Sementes, gergelim, Sementes de girassol,
Sementes de abóbora,
===Plantas e condimentos
Pimenta preta, Canela, Manjericão, mostarda, Noz-moscada,

Os níveis de oxalato nesses alimentos podem variar com base em quando foram colhidos e onde foram cultivados.
Os níveis deste antinutriente são geralmente mais elevados nas folhas de plantas do que em seus caules e raízes.

Em princípio, comer alimentos com oxalato não é prejudicial. Isso passa pelo trato digestivo e, finalmente, é expelido nas fezes ou urina.

Pessoas com pedras nos rins, especialmente pedras nos rins de oxalato de cálcio (que são o tipo mais comum), são aconselhadas a limitar a ingestão de alimentos ricos em oxalato. O objetivo é reduzir o risco de recorrência.

Quanto mais altos os níveis de oxalato de uma pessoa, maior o risco de desenvolver essa classe de cálculos renais.

Outra abordagem usada é combinar alimentos ricos em oxalatos com alimentos ricos em cálcio. Isso ajuda o corpo a lidar melhor com oxalatos e oferece a possibilidade de não abrir mão de se envenenar com esses alimentos.
==========
Conclusão

A recente obsessão com superalimentos de plantas aumentou drasticamente a quantidade de antinutrientes nas dietas.

Uma obsessão ingênua com antioxidantes "nobres" ironicamente inundou a dieta das pessoas com toxinas estressantes e inflamatórias oxidativas.

Oxalatos em nossas dietas dispararam e assim como os muitos dos problemas de saúde que eles trazem.

Se você quiser reduzir os níveis de oxalato e tornar-se imune a doenças crônicas, você precisa iniciar a dieta carnívora.


Referência:

Petroski, W., Minich, D. M. Is There Such a Thing as “Anti-Nutrients”? A Narrative Review of Perceived Problematic Plant Compounds. Nutrients 2020, 12(10), 2929.

Siener, R., Seidles, A., Hönow, R. Oxalate-rich foods. Food Sci. Technol (Campinas), 41 (suppl 1), 2021.

Animal plant warfare and secondary metabolite evolution