Clicks245
pt.news

Traditionis Custodes: SEGUNDO bispo moderado emite dispensa

Muitos bispos moderados em todo o mundo tentam preservar as Missas Romanas existentes em suas dioceses ou adiar uma decisão.

Até o anticatólico cardeal Blase Cupich de Chicago deixou, "por enquanto, as coisas como estão. Isso é notável, pois Francisco espalhou a mentira de que os Traditionis Custodes foi uma "resposta" aos desejos dos bispos.

A forma de lidar com os Traditionis Custodes é o Cânon 87: "O Bispo diocesano, sempre que julgar que isso contribui para o bem espiritual dos fiéis, pode dispensá-los das leis disciplinares tanto universais como particulares promulgadas pela autoridade suprema da Igreja para o seu território ou para os seus súbditos".

Em conformidade com este regulamento, o bispo de Springfield, Thomas Paprocki, um advogado canônico, permitiu, com um decreto de 19 de julho, que todos os padres continuassem como de costume.

O bispo Richard Stika de Knoxville - um personagem estranho e de dupla personalidade que propôs introduzir a Comunhão na mão na Missa Romana, seguiu este exemplo.

Em um decreto de 21 de julho, Stika se referiu ao Cânon 87 não apenas para permitir que todas as Missas Romanas continuassem, mas também para fazê-lo nas igrejas paroquiais, contra a vontade de Francisco. Stika explica que as Missas Romanas são todas celebradas nas igrejas paroquiais e que não há alternativas disponíveis.

Fotografia: © Joseph Shaw, CC BY-NC-SA, #newsNzshvgazyb