pt.news
11418

Ratzinger: "Novus Ordo NÃO corresponde ao Vaticano II"

Abaixo estão algumas citações de Joseph Ratzinger/Bento XVI sobre o Vaticano II e a liturgia.

“Posso dizer com certeza, com base no meu conhecimento dos debates conciliares e na minha leitura repetida dos discursos dos Padres Conciliares, que [o novo Missal] não corresponde às intenções do Concílio Vaticano II”. - Padre Joseph Ratzinger, 1976 (Carta a Wolfgang Waldstein).

"Em parte, é simplesmente um fato que o Concílio foi deixado de lado. Ele havia dito que a língua do rito em latim deveria permanecer o latim, embora um escopo adequado pudesse ser dado ao vernáculo. Hoje podemos perguntar: existe algum rito em latim?" – Cardeal Ratzinger, 1986 (A Festa da Fé: Abordagens a uma Teologia da Liturgia)

“A reforma litúrgica, em sua execução concreta, afastou-se cada vez mais desta origem [= o Movimento Litúrgico]. O resultado não foi revigoramento, mas devastação”. Ratzinger, 1990 (Theologisches).

"Um grupo considerável de liturgistas católicos parece ter praticamente chegado à conclusão de que Lutero, e não Trento, estava substancialmente certo no debate do século XVI [...]. É apenas contra esse pano de fundo da negação efetiva da autoridade de Trento, que a amargura da luta contra permitir a celebração da Missa de acordo com o Missal de 1962, depois da reforma litúrgica, pode ser compreendida”. Ratzinger, 2003 (Alocução em: Looking Again at the Question of the Liturgy).

“Na história da liturgia há crescimento e progresso, mas não ruptura. O que as gerações anteriores consideravam sagrado, permanece sagrado e grande também para nós, e não pode ser de repente totalmente proibido ou mesmo considerado prejudicial”. Bento XVI, (Carta aos Bispos que acompanha Summorum Pontificum, 2007).

#newsQulauzmurg
ELTON DE OLIVEIRA SOARES shares this
122
Uma coletânea de citações que explica o motivo da seita maçônica ter odiado tanto Bento XVI e o ter retirado da cátedra de São Pedro.
ELTON DE OLIVEIRA SOARES
Uma coletânea de citações que explica o motivo da seita maçônica ter odiado tanto Bento XVI e o ter retirado da cátedra de São Pedro.