pt.news
1194

Centralismo: Bispos revogam título de "católica" - Vaticano anticatólico o devolve

A antiga Universidade Católica de Nijmegen, na Holanda, fundada em 1923, decidiu em 2004 mudar seu nome para Universidade Radboud para ser mais "inclusiva". São Radboud (+917), que ninguém conhece, foi bispo de Utrecht.

Em novembro de 2020, os bispos acabaram com o reconhecimento da universidade totalmente secularizada como católica, retirando privilégios, inclusive financeiros.

No entanto, durante a última visita ad limina em novembro de 2022, os bispos foram informados de que a universidade havia recuperado o título de "católica" e aparecia no último catálogo da Santa Sé de universidades "católicas" (Zenit.org, 22 de dezembro).

A universidade opera na diocese de s'Hertogenbosch sob o bispo anticatólico Gerard de Korte, um seguidor de Francisco que no passado eliminou seu bispo auxiliar católico Rob Mutsaerts e o canonista católico padre Cor Mennen.

Quando quer promover o pecado, Francisco insiste na “jurisdição” dos bispos locais; quando quer combater o bem, se apoia no centralismo romano.

Fotografia: Radboud Universiteit Nijmegen © wikicommons, CC BY-SA, #newsQtzcajadqk
Rafael Arruda Nobre shares this
24