IRMAOS LUMIERE
37
ERMIDA DA MEMÓRIA NA VILA DA NAZARÉ, EM PORTUGAL. A Ermida da Memória foi mandada construir em 1182 por D. Fuas Roupinho, um nobre desta região, como agradecimento por Nossa Senhora ter atendido às …More
ERMIDA DA MEMÓRIA NA VILA DA NAZARÉ, EM PORTUGAL.
A Ermida da Memória foi mandada construir em 1182 por D. Fuas Roupinho, um nobre desta região, como agradecimento por Nossa Senhora ter atendido às suas preces, salvando-o de uma queda mortal. Ao perseguir um veado durante uma caçada, o cavalo de Dom Fuas quase se precipitou no mar detendo-se no último instante.
A capela de proporções modestas com telhado piramidal situa-se no extremo do promontório, ao lado da rocha onde persiste a marca da ferradura do cavalo, que testemunha o milagre. No interior, painéis de azulejos figurativos azuis e brancos representam a aparição de Nossa Senhora enquanto o veado se precipita no vazio. A capela possui ainda um piso inferior que é a própria caverna onde terá sido encontrada a imagem original da Virgem a quem D. Fuas pediu auxílio.
02:40
IRMAOS LUMIERE
16
VILA DA NAZARÉ, EM PORTUGAL. A praia da Nazaré, de clima ameno e com uma beleza natural, tem das mais antigas tradições de Portugal ligadas às artes da pesca. O longo areal em forma de meia-lua, e …More
VILA DA NAZARÉ, EM PORTUGAL.
A praia da Nazaré, de clima ameno e com uma beleza natural, tem das mais antigas tradições de Portugal ligadas às artes da pesca.
O longo areal em forma de meia-lua, e que é também a frente de mar da cidade, é conhecido pela sua grandeza e pelos toldos de cores vivas que decoram a praia de areia branca em contraste com o azul da água.
Esta é a praia de Portugal onde as tradições da pesca são mais coloridas e não é raro cruzarmo-nos com as peixeiras que ainda usam as sete saias, como manda a tradição. Num fim de tarde de sábado dos meses de verão é imprescindível sentarmo-nos no paredão a assistir ao interessante espetáculo da "Arte Xávega" em que chegam do mar as redes carregadas de peixe e as mulheres gritam os seus pregões de venda. Se não percebermos exatamente as palavras, não é nada de preocupante. São códigos que muitas vezes só elas sabem.
Virados para o mar, do lado direito, vemos um impressionante promontório. Trata-se do Sítio, onde temos uma das …More
08:32
IRMAOS LUMIERE
20
PASSEIO AÉREO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL. Porto é uma cidade fascinante e vibrante que está rapidamente se tornando um dos destinos turísticos mais respeitados da Europa Ocidental. A cidade …More
PASSEIO AÉREO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL.
Porto é uma cidade fascinante e vibrante que está rapidamente se tornando um dos destinos turísticos mais respeitados da Europa Ocidental. A cidade possui uma história extensa, atrações turísticas interessantes e uma vida noturna agitada. Há muito para ver e fazer em Porto e essa cidade diversificada irá agradar a uma vasta gama de turistas.
No mínimo, são necessários dois dias inteiros de visitas aos pontos turísticos da cidade para descobrir Porto. O primeiro dia é recomendado explorar o centro histórico (distrito de Sé), o distrito de Baixa e o de Ribeira, podendo incluir um pequeno cruzeiro de barco pelo Rio Douro. O segundo dia, recomendamos visitar Vila Nova de Gaia (na margem sul do Rio Douro) e o distrito de Foz, podendo incluir uma visita às adegas e degustação do vinho Porto.
A noite pode ser passada nos animados restaurantes no distrito de Ribeira, ou para uma noite mais focada em festa, vá até os bares e clubes perto da …More
10:50
IRMAOS LUMIERE
11
MUSEU DO FADO EM LISBOA, PORTUGAL. Desde a sua abertura ao público em 1998, para o Museu têm convergido os espólios de centenas de intérpretes, autores, compositores, músicos, construtores de …More
MUSEU DO FADO EM LISBOA, PORTUGAL.
Desde a sua abertura ao público em 1998, para o Museu têm convergido os espólios de centenas de intérpretes, autores, compositores, músicos, construtores de instrumentos, estudiosos e investigadores, artistas profissionais e amadores, em suma, de centenas de personalidades que testemunharam e construíram a história do Fado e que não hesitaram em ceder-nos os testemunhos do seu património afetivo e memorial para a construção de um projeto comum.
A todos o Museu do Fado presta a sua homenagem, investigando, conservando e promovendo as singularidades desta arte performativa, oriunda nos bairros históricos de Lisboa e que ao longo de uma história aproximada de 200 anos, foi capaz de absorver influências culturais e tecnológicas diversas, desenhando um trajeto de consagração nas mais diversas áreas, e que se perpetuaram ao longo de quase todo o século XX, na exacta proporção da sua celebração popular.
Integrando um acervo único no mundo, de relevância …More
06:06
IRMAOS LUMIERE
21
CIDADE DE BARCELONA, NA ESPANHA. Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste da Espanha e é, também, a capital da comarca de Barcelonès e da província de …More
CIDADE DE BARCELONA, NA ESPANHA.
Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste da Espanha e é, também, a capital da comarca de Barcelonès e da província de Barcelona.
É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km².
A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km² , sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão.
Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona.
É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo.
Barcelona está localizada na costa do Mediterrâneo, entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs, sendo limitada a oeste pela Serra de Collserola (512 metros de altitude).
Em Barcelona, se encontram as instituições mais …More
05:44
IRMAOS LUMIERE
13
QUARTO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do …More
QUARTO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL.
É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pelas suas principais equipas de futebol, o Futebol Clube do Porto, o Boavista Futebol Clube, o Sport Comércio e Salgueiros, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares.
É a sede da Área Metropolitana do Porto, que agrupa 17 municípios com 1 757 413 habitantes em 1.900 Km² de área, com uma densidade populacional próxima …More
11:02
IRMAOS LUMIERE
11
TERCEIRO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL. O Porto é lugar encantador e tem muita história para contar. Primeiro porque o país Portugal deve o seu nome a cidade, e porque historicamente foi …More
TERCEIRO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL.
O Porto é lugar encantador e tem muita história para contar. Primeiro porque o país Portugal deve o seu nome a cidade, e porque historicamente foi a única cidade que resistiu ao Exército Imperial de Napoleão Bonaparte e desde então recebeu o apelido de Cidade Invicta.
O Porto é uma das cidades mais lindas da Europa. Tem o Rio Douro, com suas seis pontes, as casas e ruas típicas, as praias que são frias mas bonitas, os jardins e praças, com muita festa e é um ponto de encontro de universitários do mundo todo, sem falar na gastronomia portuguesa, que é ainda mais especial por essas bandas do país. Tem também uma linha do metro que vem do aeroporto direto para o centro da cidade em cerca de 30 minutos, super conveniente para quem visita a cidade.
O Porto tem uma ótima conectividade entre os transportes públicos, em que se pode usar o metro e o autocarro (ônibus) com o mesmo bilhete no espaço de uma hora. Sem contar que é dos transportes …More
03:51
IRMAOS LUMIERE
22
SEGUNDO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL. Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e existe um certo …More
SEGUNDO PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO, EM PORTUGAL.
Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e existe um certo sentimento de rivalidade em relação a Lisboa.
Mas embora as suas antigas raízes tenham sido preservadas com orgulho, um comércio próspero e eficaz transforma-o numa cidade moderna e a sua tradicional importância como centro industrial não diminui o encanto e carácter dos seus bairros antigos ou mesmo do bulício das novas avenidas, ladeadas de centros comerciais ou tranquilos blocos residenciais.
A área em redor da Sé merece ser explorada, com os seus diversos monumentos, como a igreja renascentista de Santa Clara e o apinhado bairro do Barredo, que parece não ter mudado desde tempos medievais.
À beira-rio, o bairro da Ribeira torna-se fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca: foi recentemente restaurado e inclui, agora, bares e restaurantes em voga.
Igualmente animado …More
11:25
IRMAOS LUMIERE
66
NOVO MUSEU DOS COCHES EM LISBOA, PORTUGAL. O Museu Nacional dos Coches possui a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX. O museu foi criado …More
NOVO MUSEU DOS COCHES EM LISBOA, PORTUGAL.
O Museu Nacional dos Coches possui a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX. O museu foi criado, em 1905, no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa e é hoje constituído por dois edifícios: o antigo Picadeiro do Palácio de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) e o novo edifício, em frente (Av. da Índia), inaugurado em 2015.
O museu reúne uma coleção única no mundo, de cerca de 9 000 objetos, que inclui predominantemente viaturas de gala ou de aparato, algumas de viagem e de passeio, dos séculos XVI a XIX, e acessórios de cavalaria. Tem sido o museu nacional mais visitado de Portugal, com 332.106 visitantes em 2017. O novo edifício, que guarda a maior parte das coleções, é um protejo de Paulo Mendes da Rocha (prémio Pritzker 2006) em consórcio com o atelier Ricardo Bak Gordon e Engenheiro Rui Furtado.
O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única no mundo de viaturas de …More
03:53
IRMAOS LUMIERE
162
UMA ORAÇÃO NOS TEMPOS MODERNO. Um padre que cativa os jovens dando uma oração deste modo.More
UMA ORAÇÃO NOS TEMPOS MODERNO.
Um padre que cativa os jovens dando uma oração deste modo.
03:08
IRMAOS LUMIERE
58
ORIGEM DA CALÇADA PORTUGUESA - A CULPA FOI DE UM RINOCERONTE. A Calçada Portuguesa, como nós a chamamos em Portugal, ou pedra portuguesa, como é mais conhecida no Brasil. Um dos cartões de visita de …More
ORIGEM DA CALÇADA PORTUGUESA - A CULPA FOI DE UM RINOCERONTE.
A Calçada Portuguesa, como nós a chamamos em Portugal, ou pedra portuguesa, como é mais conhecida no Brasil.
Um dos cartões de visita de Lisboa. A luz única da capital deve-lhe bastante: É ela que reflete de forma intensa toda a luminosidade que recebe!
A partir de pedras calcárias, trabalhada e assente à mão pelos habilidosos calceteiros, tem elementos geométricos, figurativos ou específicos, de acordo com os espaços e os gostos do momento em que foi colocada.
Deixe-se levar pelo padrão ondulado da Avenida da Liberdade ou fique a observar a simetria do padrão no Chiado. Vale a pena fazer duas vezes a mesma rua- uma vez para ver o que o rodeia e outra para descobrir os impressionantes desenhos no chão!
Calçada portuguesa? Mas… que coisa é essa que provoca paixões e ódios, amores e ameaças de erradicação?
É dos elementos mais fotografados e referenciados pelos milhões de turistas que nos visitam!
Afinal… é apenas o calcetamento …More
02:23
MARQUÊS DE POMBAL, ESTADISTA PORTUGUÊS. Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782[1]) foi um nobre, diplomata e …More
MARQUÊS DE POMBAL, ESTADISTA PORTUGUÊS.
Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782[1]) foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.
É considerado o mais famoso político português do século XVIII.
Conheceu a pujança do comércio inglês e a autoridade do absolutismo austríaco. Esses serão os dois pilares da obra que tentou empreender em Portugal durante 27 anos.
Quis transformar o país dos marialvas e dos conventos num activo entreposto comercial. Usou para isso de uma energia que lhe ganhou tantos admiradores como inimigos.
Este video foi realizado no sumptuoso Palácio que lhe serviu de residência em Oeiras. Vila da qual recebeu o titulo de Conde, antes de ser agraciado com o de Marquês de Pombal.
25:14
QUEM FOI SANTIAGO ? E A SUA IMPORTÂNCIA NA PENÍNSULA IBÉRICA. Há mais de 1000 anos descobriu-se um cadáver degolado na Galiza, em Espanha. Ninguém duvidou então que era o Santiago, pescador e companheiro …More
QUEM FOI SANTIAGO ? E A SUA IMPORTÂNCIA NA PENÍNSULA IBÉRICA.
Há mais de 1000 anos descobriu-se um cadáver degolado na Galiza, em Espanha.
Ninguém duvidou então que era o Santiago, pescador e companheiro de Cristo, nas suas andanças no mundo.
A Ordem de Cluny incentivou esse culto e a romaria a Santiago de Compostela foi a mais importante na Europa durante muitos séculos.
Padroeiro na guerra contra os mouros, deu origem a uma ordem militar cuja cabeça ficava no Castelo de Palmela, que serve de cenário a este video.
27:57
JARDINS PERDIDOS DE HELIGAN, NO REINO UNIDO. Os Jardins perdidos de Heligan, (Lost Gardens of Heligan) perto Mevagissey em Cornwall, são um dos jardins botânicos mais populares no Reino Unido. O estilo …More
JARDINS PERDIDOS DE HELIGAN, NO REINO UNIDO.
Os Jardins perdidos de Heligan, (Lost Gardens of Heligan) perto Mevagissey em Cornwall, são um dos jardins botânicos mais populares no Reino Unido.
O estilo dos jardins é típico do estilo Gardenesque do século XIX, com áreas de diferente caráter e em diferentes estilos de design.
Os jardins foram criados por membros da família Tremayne Cornish, desde meados do século 18 até ao início do século 20, e ainda fazem parte da familia Heligan.
Os jardins foram negligenciados durante as duas Guerra Mundiais.
Durante cinco décadas as gloriosas plantações exóticas de outrora ficaram enterradas sob os escombros até serem redescobertas na década de 1990, quando um descendente da família Tremayne herdou a propriedade e iniciou um longo período de restauração dos jardins. E foi assim que surgiu o curioso nome "jardins perdidos de Heligan".
Estavam perdidos, escondidos em meio à natureza e para o nosso deleite os jardins foram reconstruídos de forma original …More
01:43
FESTA DA FLOR NA VILA DE CAMPO MAIOR, EM PORTUGAL (2) Esta festa, na vila de Campo Maior, encanta qualquer pessoa, porque é um evento único com ruas cheias de gente e cor, e bastante fotogénicas, mas …More
FESTA DA FLOR NA VILA DE CAMPO MAIOR, EM PORTUGAL (2)
Esta festa, na vila de Campo Maior, encanta qualquer pessoa, porque é um evento único com ruas cheias de gente e cor, e bastante fotogénicas, mas acima de tudo porque nesta festa se nota o sentido de comunidade, a força de vontade de um povo, porque afinal esta festa só se realiza quando a população da vila o quer.
Diz a História que a festa remonta ao ano de 1893, na altura festejava-se o padroeiro da vila, S. João Baptista. A festividade aconteceu, anualmente, até 1898. Depois de um interregno, retomou em 1921, por vontade do povo, o que terá dado origem ao nome “Festas do Povo de Campo Maior”. O papel apareceu como elemento decorativo e a iluminação eléctrica permitia que a festa decorresse noite dentro.
Para dar a conhecer ao mundo esta tradição popular, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo, a Património Cultural Imaterial da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)…More
04:26
CIDADE DA GUARDA, EM PORTUGAL (2) Com uma presença humana desde tempos imemoriais, povoada pelos mais remotos povos, a cidade da Guarda, sede de concelho e distrito, é, no alto dos seus 1056 metros,…More
CIDADE DA GUARDA, EM PORTUGAL (2)
Com uma presença humana desde tempos imemoriais, povoada pelos mais remotos povos, a cidade da Guarda, sede de concelho e distrito, é, no alto dos seus 1056 metros, a mais alta cidade de Portugal, situada numa das encostas da Serra da Estrela.
A Guarda, dado a sua situação geográfica é também conhecida pelos seus rígidos invernos, considerada mesmo uma das cidades mais frias de Portugal, coberta de neve nos meses mais frios.
Situada na Beira Alta, num terreno acidentado, numa área outrora estratégica para a defesa de Portugal, dada a sua proximidade com Espanha e a sua altitude, de onde provém mesmo o nome “Guarda”: era a Guarda fronteiriça.
A Guarda é igualmente conhecida pela cidade dos cinco F’s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.
Vários pontos de interesse existem tanto na Guarda como nos seus arrabaldes, do qual o exemplo mais marcante é a sua Sé Catedral, (cuja construção iniciou em finais do século XIV e foi longamente prolongada) de …More
25:48
O POETA CAMÕES, UM EMIGRANTE PORTUGUÊS. Um dos mais emocionantes poemas de Camões, é a canção escrita em 1555 no Cabo de Guardafui, junto às águas do Golfo Pérsico. O video apresenta Camões como o …More
O POETA CAMÕES, UM EMIGRANTE PORTUGUÊS.
Um dos mais emocionantes poemas de Camões, é a canção escrita em 1555 no Cabo de Guardafui, junto às águas do Golfo Pérsico.
O video apresenta Camões como o emigrante que não teve lugar na sua pátria e, no exílio angustioso, recorda com emoção as saudades e as figuras que amava e teve de abandonar.
É um ensejo único para compreender o vigor dramático e a actualidade da lírica camoniana.
24:12
IRMAOS LUMIERE
1312
VILA DE CASTELO DE VIDE, EM PORTUGAL. Talvez ainda esteja de pé, em Castelo de Vide, a casa onde nasceu o sábio Garcia de Orta, filho de judeus vindos de Espanha. Pela vida fora foi estudante em …More
VILA DE CASTELO DE VIDE, EM PORTUGAL.
Talvez ainda esteja de pé, em Castelo de Vide, a casa onde nasceu o sábio Garcia de Orta, filho de judeus vindos de Espanha.
Pela vida fora foi estudante em Espanha, professor em Lisboa e médico em Goa.
Mas foi o seu livro "Colóquios dos Simples" que lhe deu projecção universal. É sobre esse momento fulcral da cultura portuguesa que gira este video.
26:46
Psoares1969 shares this
....
IRMAOS LUMIERE
252
CIDADE DE ALCÁCER DO SAL, EM PORTUGAL (3) Alcácer do Sal é o local de nascimento de Pedro Nunes. Filho de pais judeus, Pedro Nunes atingiu altos cargos, como lente na Universidade de Coimbra e Cosmógrafo …More
CIDADE DE ALCÁCER DO SAL, EM PORTUGAL (3)
Alcácer do Sal é o local de nascimento de Pedro Nunes.
Filho de pais judeus, Pedro Nunes atingiu altos cargos, como lente na Universidade de Coimbra e Cosmógrafo-Mor do reino.
Como foi isso possível? Neste video se propõe uma resposta: "ele era insubstituível".
Num país sem tradição matemática, ele alcançou reputação universal.
E toda essa surpreendente trajectória é recordada em Alcácer do Sal, terra em que nasceu em 1502.
24:55
IRMAOS LUMIERE
1342
CASA DOS BICOS, NA CIDADE DE LISBOA, EM PORTUGAL. Também conhecida por Casa de Brás de Albuquerque, a Casa dos Bicos é um dos edifícios emblemáticos da capital portuguesa, não só pelo curioso nome …More
CASA DOS BICOS, NA CIDADE DE LISBOA, EM PORTUGAL.
Também conhecida por Casa de Brás de Albuquerque, a Casa dos Bicos é um dos edifícios emblemáticos da capital portuguesa, não só pelo curioso nome, mas também pela sua originalidade, revestida de pedra aparelhada em forma de ponta de diamante.
A Casa, situada no Campo das Cebolas, a oeste do maravilhoso Terreiro do Paço, foi construída por D. Brás de Albuquerque em 1523, após ter regressado de uma viagem a Itália, onde terá visto pela primeira vez o Palácio dos Diamantes de Ferrara e o Palácio Bevilácqua em Bolonha.
O grande terramoto de 1755 destruiu muito da casa, tanto no interior como no exterior.
A Casa dos Bicos serviu várias funções, entre elas a de sede da importante Associação do Comércio Marítimo da Índia.
Na década de 60 do século XX é adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, que procedeu a trabalhos de reconstrução e restauro, e já na década de 80, reergue os dois andares que tinham caído aquando o grande terramoto de 1755…More
02:10
Maria Tecina dos Santos
😲