André Fillipe
1229

JESUS CUROU DOENÇAS OU EXPULSOU DEMÔNIOS?

Como podemos verificar, um dos elementos da luta de Jesus contra Satanás são precisamente os exorcismos dos quais não se pode duvidar historicamente, como já vimos. Para falar deles, levantam-se …Mais
Como podemos verificar, um dos elementos da luta de Jesus contra Satanás são precisamente os exorcismos dos quais não se pode duvidar historicamente, como já vimos. Para falar deles, levantam-se problemas e questões que é necessário esclarecer.
Nos Evangelhos há três alusões indiretas aos exorcismos de Jesus (MC 1,32-34; Mt 8. 16; LC 4,40-41) e quatro narrações diretas dos mesmos (Mc 1,21-28 par.; Mc 5, 1-20 e par.; Mc 7,24-30 e par.; Mc 9,14-29 e par.). Nestas narrativas, Jesus dirige-Se ao diabo em termos diretos e pessoais: «Sai daí, digo-te, sai daí para fora».
Devemos entender estes casos de endemoninhados como reais ou antes como uma interpretação de fenômenos psíquicos a partir da cultura daquele tempo? Entramos, assim, na questão.
A grande quantidade de possessos que aparecem nos relatos do Novo Testamento, não se pode atribuir, disse Schlier, a um exagero tendencioso dos evangelistas: «Esta grande multidão encontra a sua explicação nos próprios evangelistas, que deixam entender …Mais
André Fillipe
Obviamente, Jesus fez as duas coisas!