Lésbica pública de Chicago "retorna à igreja" - sem conversão
Em 12 de dezembro, a apresentadora da MSNBC Rachel Maddow — lésbica e proeminente voz progressista americana — anunciou que se considera de volta à Igreja Católica. Ela vive com uma artista chamada Susan Mikula num «casamento» entre pessoas do mesmo sexo.
De acordo com o site TheLettersFromLeo.com, Maddow fez essas declarações durante uma sessão de perguntas e respostas em um evento local em Chicago. Um membro da audiência perguntou a sua opinião sobre a eleição do Papa Leão XIV.
Na sua resposta, Maddow elogiou tanto o Papa Francisco quanto o Papa Leão XIV. A Igreja acabara de se despedir do Papa Francisco, quando surgiu o Papa Leão XIV, que compartilha a paixão de Francisco pelos imigrantes ilegais.
Ela disse que o momento foi tão perfeito que foi «como se tivesse sido cultivado em laboratório» contra a «crueldade para com os imigrantes».
Maddow foi criada numa família católica conservadora, mas deixou a Igreja há cerca de 30 anos devido ao seu estilo de vida homossexual. Referindo …Mais
Diocese italiana apresenta homossexuais e adúlteros como testemunhas cristãs
Em dezembro, o Serviço Pastoral Familiar da Diocese de Chiavari, Itália, publicou um livreto intitulado Non c’è un amore più grande (“Não há amor maior”). A diocese é dirigida pelo Bispo Giampio Devasini.
A publicação apresenta uma coleção de “testemunhos cristãos” autobiográficos de homossexuais e adúlteros.
Entre os homossexuais estão Marco e Michele: “Estamos juntos desde 2001”.
Os dois homossexuais estão cada vez mais integrados na vida paroquial, incluindo a participação no coro paroquial e nas atividades pastorais diocesanas: “O que antes era deixado de lado por ser desconfortável e difícil de testemunhar, agora se tornou um motivo de compromisso, para levar as nossas experiências aos outros”.
Eles atribuem o seu estilo de vida a Deus: «Acredito que o objetivo final do nosso trabalho é derrubar as barreiras de divisão que sempre impediram a participação ativa das pessoas pertencentes à ampla esfera da homoafetividade na vida da Igreja, sob o amor do único Pai que nos …Mais
Zen responde após ser rotulado de "personalidade distorcida" por defender um bispo perseguido
O cardeal Joseph Zen, 93, de Hong Kong, respondeu publicamente a um artigo do padre Han Qingping sobre a «aposentadoria» do bispo Zhang Weizhu, da Diocese de Xinxiang, e a consagração do bispo Li Jianlin.
O artigo do padre Han descreveu a substituição do bispo clandestino perseguido pelo bispo reconhecido pelo Estado como um sinal positivo da melhoria das relações sino-vaticanas. Ele afirmou que os críticos da situação – referindo-se implicitamente ao cardeal Zen – eram motivados por «estupidez», «malícia» ou uma «personalidade distorcida».
«Isto me incomodou», respondeu o cardeal Zen através do seu blogue pessoal em 11 de dezembro: «Não admito ser uma “pessoa má” ou ter um “distúrbio de personalidade”, mas sou realmente “estúpido” o suficiente para “levar para o lado pessoal”».
Zen também respondeu à referência do padre Han às suas críticas ao Sínodo sobre a Sinodalidade. Ele esclareceu que a sua descrição de «comportamento suicida da Igreja» não se refere ao sínodo como …Mais
A posição firme do cardeal Müller contra a FSSPX e o Caminho Sinodal Alemão
“Houve diálogos intermináveis com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, mas eles simplesmente giram em círculos”, afirmou o cardeal Gerhard Ludwig Müller ao TheCatholicHerald.com em 12 de dezembro.
“Não há como contornar o reconhecimento do Concílio Vaticano II como o vigésimo primeiro Concílio Ecuménico da Igreja Católica.”
Ele acrescentou: “A alegação de que os lefebvrianos são o último bastião da verdadeira catolicidade deve finalmente chegar ao fim.”
Ao mesmo tempo, o cardeal Müller reconheceu que a Fraternidade identificou corretamente “as feridas infligidas ao Corpo de Cristo por reformadores autoproclamados no estilo do modernismo”. Mas, insistiu ele, “nunca há justificativa para se distanciar da Igreja Católica — mesmo que a Igreja seja uma mistura de santos e pecadores”.
Para o cardeal Müller, chegou o momento de «todos os católicos se reunirem na verdade de Cristo, que, na pessoa de São Pedro e do seu sucessor, o Papa Leão XIV, estabeleceu um princípio duradouro …Mais
Cardeal Pizzaballa sobre o Rito Romano: “O que a Igreja determina, devemos aplicar”
«Sou uma pessoa consagrada; entreguei a minha vida a Deus, por isso a minha vida não me pertence», afirmou o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, ao NCRegister.com em 12 de dezembro, sobre a sua oferta de se trocar por reféns em 2023.
O seu rebanho inclui cerca de 190 000 cristãos em Israel, 45 000 na Cisjordânia e 500 em Gaza.
Os cristãos palestinianos na Cisjordânia, incluindo Belém, foram severamente afetados pela guerra de Gaza, uma vez que o turismo quase entrou em colapso e as autorizações de trabalho para Israel foram suspensas. “Isto criou uma situação muito problemática do ponto de vista económico”, afirmou o cardeal.
O conflito também intensificou as tensões entre israelitas e palestinianos na Cisjordânia, incluindo ataques de colonos a comunidades cristãs palestinianas. O cardeal Pizzaballa descreveu a situação como “caótica e muito problemática”, acrescentando: “O que é assustador para as pessoas é que não se sabe como e quando isto vai …Mais
Papel da Inteligência Italiana na Segurança do Vaticano
Em 12 de dezembro de 2025, o Papa Leão XIV recebeu representantes do «Sistema de Informação para a Segurança da República» (os serviços secretos do país) no Vaticano, como parte da celebração do 100.º aniversário da rede de inteligência italiana.
No seu discurso, Leão XIV elogiou o trabalho dos agentes de inteligência italianos.
Ele mencionou que informações confidenciais nunca devem ser utilizadas indevidamente — por exemplo, de forma a intimidar, manipular, chantagear ou desacreditar políticos, jornalistas ou atores da sociedade civil: “Tudo isso também se aplica à esfera eclesial”.
Leão XIV sabe que a Igreja é, em vários países, “vítima dos serviços de inteligência” que agem com fins nefastos, oprimindo a sua liberdade.
Então, sem entrar em mais detalhes, Leão XIV expressou “gratidão pelos esforços dos serviços de inteligência italianos em garantir a segurança da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”.
Imagem: Fair use © Vatican Media CC BY, Tradução de IA
Leão XIV recebeu o arcebispo Georg Gänswein
O Papa Leão XIV recebeu o Arcebispo Georg Gänswein em audiência privada na sexta-feira, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Monsenhor Gänswein, arcebispo alemão, atualmente serve como Núncio Apostólico nos Estados Bálticos.
Esta foi a primeira reunião de Gänswein com o Papa Leão XIV desde a eleição do Papa em maio.
Ex-secretário pessoal do Papa Bento XVI, Gänswein esteve em Roma na noite anterior para a apresentação de um livro intitulado Deus é a verdadeira realidade, com homilias inéditas de Bento XVI. O livro foi lançado em italiano, com uma edição em alemão em preparação.
Não foram fornecidos detalhes sobre o conteúdo da audiência papal.
Imagem: Georg Gänswein © Mazur CC BY-NC-ND, Tradução de IA
A Igreja torna-se irrelevante ao imitar o mundo - Bispo Varden
O bispo Erik Varden, de Trondheim, disse ao AcePrensa.com, em 9 de dezembro, que já estamos a viver numa era pós-secular, algo especialmente evidente no norte da Europa.
Ele afirmou que as pessoas estão a se voltar para o catolicismo «porque é verdadeiro», já que muitas estão a ficar desiludidas com outras opções. «Com tantos colapsos — de antigas certezas e instituições — e a fragilidade das nossas vidas políticas, culturais, ecológicas e financeiras, as pessoas estão à procura de parâmetros que prometam resistir à inundação».
Em relação ao aumento da frequência à missa no rito romano, o bispo Varden observou que isso está a acontecer «em alguns lugares, não em todos». Está ligado a uma busca pela beleza, que a Igreja pode oferecer.
Ele exortou a celebrar simplesmente bem a liturgia e seguir as rubricas: «Faça o vermelho e diga o preto».
Referindo-se à peregrinação de Chartres durante o Pentecostes, observou que os jovens participantes eram impossíveis de categorizar, variando …Mais
Bispo e representantes da Igreja elogiam exposição blasfema em Viena
O museu Künstlerhaus, em Viena, Áustria, está a apresentar uma exposição intitulada “You Shall Make Yourself an Image” (Você deve criar a sua própria imagem). A exposição foi inaugurada no final de outubro de 2025 e estará aberta até 8 de fevereiro de 2026.
A exposição apresenta cerca de 40 provocadores (“artistas”) que zombam das imagens cristãs.
Organizações católicas e petições online descrevem a exposição como “blasfema”, “insultuosa” e zombeteira de símbolos cristãos importantes, como a crucificação e as imagens da Virgem Maria.
Entre as obras criticadas estão:
- Um lobo vestido com vestes litúrgicas
- Um sapo crucificado
- Representações de Maria como uma mulher transgénero ou outras reinterpretações provocativas
O partido de direita austríaco FPÖ (Partido da Liberdade Austríaco) condenou a exposição como «uma zombaria escandalosa do cristianismo» e exigiu que fosse encerrada, especialmente porque decorre durante o Advento e o Natal e recebe financiamento público.
Na …Mais
Cardeal venezuelano impedido de sair do país — passaporte anulado no aeroporto
O cardeal Baltazar Enrique Porras Cardozo, emérito de Caracas, foi impedido de deixar a Venezuela em 10 de dezembro. As autoridades do Aeroporto Internacional Simón Bolívar cancelaram o seu passaporte quando ele se preparava para embarcar num voo para Madrid.
Os funcionários informaram-no de que estava sujeito a uma proibição de viajar, confiscaram o seu passaporte e detiveram-no por cerca de duas horas antes de o enviar de volta para a sua residência. Ele foi acompanhado até mesmo para ir à casa de banho.
As autoridades alegaram «incumprimento das regras de viagem» e exigiram que o cardeal Porras assinasse um documento confirmando que não poderia viajar.
O cardeal relatou que, quando tentou fotografar o documento, foi ameaçado de prisão.
Ele também disse que um agente lhe informou que ele aparecia como “falecido” no sistema do governo, o que foi usado para justificar o cancelamento do passaporte.
O incidente segue-se a uma tensão crescente entre o governo venezuelano e a Igreja. …Mais
O bispo Schneider explica por que razão a missa tradicional em latim é rara no Cazaquistão
O bispo Schneider promove e celebra a Missa no Rito Romano, mas esta raramente é celebrada no Cazaquistão, disse ele a Adrian Milag numa entrevista em linha. Os principais pontos da entrevista e a sequência do vídeo são os seguintes
- Não temos acólitos em todo o Cazaquistão. É proibido. Não há mulheres, não há acólitos.
- Não temos ministros da Eucaristia.
- A única forma comum de receber a Sagrada Comunhão é de joelhos e sobre a língua, com a patena. Não há outra possibilidade, exceto para os doentes.
- Graças a Deus, as nossas liturgias são muito dignas... mesmo no Novus Ordo.
- As pessoas são piedosas e devotas. Não conhece a missa em latim e alguns nem sequer sentem essa necessidade. Se houvesse um movimento maior, isso também seria possível. Mas até agora não temos estes grupos consideráveis.
- Na minha capela episcopal privada, celebro a missa tradicional em latim e, quando estou a ensinar no seminário, celebro também para os seminaristas.
- O verdadeiro ecumenismo consiste …Mais
Surge nova literatura sobre o orgasmo do Cardeal Fernández
Surgiram mais textos pornográficos do cardeal pró-homossexual Victor Manuel Fernández, 63 anos. ElWanderer.com publicou hoje novas citações de diferentes livros.
Os textos nojentos são mais do mesmo estilo soft-porn publicado por Tucho em Heal Me with Your Mouth: A Arte de Beijar, 1995, e em A Paixão Mística: Espiritualidade e Sensualidade, 1998. Este último é sobre orgasmos masculinos e femininos.
Os livros recém-descobertos mostram que os dois primeiros não foram um erro de juventude, mas que esta mentalidade erótica era constante.
KISS: A sua boca canta / sem usar palavras.
Aos 39 anos, Tucho escreveu no seu livro de 2002 ¿Por qué no termino de sanarme? ("Porque é que não termino de me curar?"), na página 10:
"Um corpo pode causar impacto se usar as roupas certas, roupas que despertam a sensualidade acentuando formas interessantes, dependendo do tipo de corpo. A sensualidade dos ombros e braços bronzeados é acentuada com uma t-shirt. A elegância é realçada ao esconder a …Mais
Moedas de um centavo, Providência e a verdade pura e simples
Quando começámos o Gloria.tv, há quase vinte anos, não fazíamos ideia de que era suposto ter um capital de arranque sério e um plano financeiro bem elaborado. Graças a Deus que não sabíamos!
Em retrospetiva, acreditamos que é um ato da Divina Providência o facto de a Gloria.tv ter funcionado durante todos estes anos. Sermos cronicamente subfinanciados ensinou-nos:
- a queixarmo-nos e a lamentarmo-nos a São José
- a contar cada cêntimo e a dispensar o equipamento necessário
- a confiar em Deus, porque nunca nos faltou o necessário para pagar as nossas contas, nem uma única vez.
Não temos palavras para expressar o quanto estamos gratos também a SI por isso!
O lado bom de não ter um plano de negócios é a independência. Não há favores a retribuir, não há patrocinadores ocultos à espera de um telefonema e não há nada de tribal a fazer. A Gloria.tv está em dívida para com Deus e, no seu melhor, serve a Igreja, a verdade e, pelo menos, a liberdade.
Como plataforma de comunicação …Mais
Ainda não há data para a mudança para o Palácio Apostólico - Leão XIV
Ontem, à saída de Castel Gandolfo, o Papa Leão XIV foi questionado pelos jornalistas sobre a razão pela qual, ao contrário dos seus antecessores, não rezou na Mesquita Azul de Istambul, a 29 de novembro.
"Quem disse que eu não rezei? respondeu Leão XIV. "Disseram que eu não rezava, mas eu já expliquei no avião - mencionei um livro - e talvez esteja a rezar mesmo agora". O livro em questão era 'A Prática da Presença de Deus', do Irmão Lawrence.
Leão XIV acrescentou que se trata de uma questão de estilo e de lugar de oração, e que o seu lugar preferido para rezar é uma igreja católica, na presença do Santíssimo Sacramento.
Considerou "curioso" que este momento tenha atraído tanta atenção.
Quando lhe perguntaram quando é que se vai mudar para o Palácio Apostólico, o Papa Leão XIV disse: "Ainda não há data. Sinto-me bem onde estou, no Santo Ofício".
Em relação ao presidente dos EUA, Donald Trump, o Papa Leão XIV acredita que ele está a tentar quebrar a "aliança" entre os Estados …Mais
As mulheres que usam estolas de fantasia já agem como se estivessem ordenadas - Bispo suíço
O bispo auxiliar suíço Marian Eleganti criticou a comissão de estudo do Vaticano que examinou a impossibilidade de um diaconado feminino.
Num post publicado no seu blogue pessoal no dia 8 de dezembro, Eleganti afirmou que era difícil compreender porque é que a comissão não conseguiu chegar a uma conclusão definitiva.
Segundo Eleganti, "é demasiado óbvio que, apesar das provas históricas, o objetivo é manter a panela a ferver - manter a questão em aberto".
Observa que as feministas da Igreja já usam "estolas de fantasia".
Recorda que as comissões de estudo anteriores reexaminaram repetidamente o registo histórico, apenas para chegar aos mesmos resultados que já eram conhecidos há décadas. "É tragédia ou comédia?", pergunta. O bispo acrescenta que as antigas diaconisas "eram diferentes dos diáconos do seu tempo e foram moldadas pelas circunstâncias culturais".
Contrariando a Irmã Linda Pocher, que é apresentada publicamente como conselheira papal, Eleganti insiste que a rejeição …Mais
Os mariólogos consideram o documento de Tucho erróneo e infeliz
Numa resposta de 23 páginas, a Comissão Teológica da Associação Mariana Internacional (AMI) destaca o que considera serem erros e omissões significativos na nota doutrinal Mater Populi Fidelis do Cardeal Tucho Fernández. Frases-chave:
- Se o título de Co-redentora é sempre inadequado ou inoportuno, então os papas, santos e místicos que o aprovaram ou usaram agiram de forma inadequada e imprudente.
- Os membros da Comissão Teológica da IMA, que ensinam Mariologia há décadas, não acham certamente que o título de Co-redentora seja "inútil".
- Embora seja apropriado que a Mater Populi Fidelis reconheça os usos papais do título de Co-redentora, é lamentável que esses usos papais não recebam maior respeito ou presença no texto atual.
- É invulgar que uma nota doutrinal do Dicastério para a Doutrina da Fé cite longamente uma entrevista secular de um cardeal prefeito e, ao mesmo tempo, não inclua mais de dez usos papais do mesmo título.
- É também invulgar que a Mater Populi Fidelis…Mais
Bispo alemão: "Nós, os bispos alemães, somos acusados de já não sermos católicos"
"Leio repetidamente que eu e outros bispos na Alemanha já não somos católicos", disse D. Peter Kohlgraf, bispo de Mainz, Alemanha, no seu sermão de hoje, na festa da Imaculada Conceição, na catedral de Mainz. Insistiu que isso era um disparate.
No entanto, o Bispo Kohlgraf admitiu que quer reinterpretar o que significa ser católico hoje. Quer adotar uma atitude aberta e estar pronto para o diálogo.
Dom Kohlgraf recusa-se a definir o catolicismo como "uma verdade imutável que deve ser proclamada em todos os momentos, independentemente das questões e dos desenvolvimentos actuais".
Além disso, rejeita uma compreensão da identidade católica que se define pela demarcação. Para ele, ser católico não é "bater nos outros com doutrinas e ensinamentos morais como se lhes atirasse um trapo", mas sim esforçar-se por compreender os outros e as suas experiências.
Acredita numa proclamação que seja dialógica e que tenha em conta as "situações da vida real" que as pessoas enfrentam.
"Para mim, …Mais
A ideologia de género é "absolutamente criminosa" - Cardeal Müller
O Cardeal Gerhard Müller, 77 anos, disse ao PelicanPlus.com, no dia 8 de dezembro, que o impulso moderno para a ideologia de género e homossexual é "absolutamente criminoso".
O PelicanPlus é um sítio Web com acesso pago que publica contributos de vários autores católicos tradicionais dos EUA. Utiliza o software de blogues Ghost.org (um concorrente do WordPress) e a manutenção técnica fornecida pela Treefort Systems.
O Cardeal Müller acredita ingenuamente que os bispos são "ingénuos" em relação à ideologia homossexual.
"Deus criou os seres humanos, macho e fêmea", disse, acrescentando que é também biológica e empiricamente "óbvio" que existimos como homens e mulheres.
O Cardeal Müller associa esta ideologia às ideologias comunista e gnóstica e alerta para um ataque à instituição divina do matrimónio.
O Cardeal Müller perguntou-lhe: "Que ideologia foi responsável pela morte de mais de 100 milhões de pessoas e pelos Gulags?" Respondeu-lhe: "Isto não é um acidente do comunismo,…Mais
Leão XIV dá a bênção apostólica à capela da FSSPX em Charlotte
O Papa Leão XIV concedeu uma Bênção Apostólica ao Padre John Bourbeau FSSPX e aos fiéis da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) na Capela de Santo António de Pádua em Mount Holly, Carolina do Norte.
A bênção comemora o 25º aniversário da fundação da capela. O documento do Vaticano tem a data de 18 de novembro e foi assinado pelo Cardeal Konrad Krajewski.
A capela situa-se na zona de Charlotte. Muitos católicos reúnem-se ali para a Missa porque o Bispo Michael Martin de Charlotte reduziu a maioria das celebrações da Missa no rito romano nas paróquias diocesanas. Agora só permite o rito romano numa única capela diocesana com capacidade para cerca de 350 pessoas.
A comunidade de Santo António foi formada no início da década de 1980 e passou 19 anos a prestar culto em vários locais temporários, incluindo uma residência privada, um andar alugado de um edifício bancário e instalações da Liga Júnior de Charlotte.
Em 2000, os membros da comunidade identificaram um edifício de …Mais
Caros amigos e apoiantes!
VOCÊ - os apoiantes e amigos da Gloria.tv - conseguiu algo extraordinário. O que todos nós dificilmente poderíamos ter imaginado há uma década atrás tornou-se uma realidade.
Gloria.tv transformou-se numa rede social multilingue e totalmente funcional para católicos de todo o mundo - com caraterísticas como o processamento de meios de comunicação, a partilha de notícias, a tradução, a legendagem, o resumo, a transmissão de vídeo, o chat, etc.
Entretanto, os meios de comunicação social sofreram um declínio preocupante, incluindo a imprensa tradicional e a televisão por satélite e, mais recentemente, até mesmo os sítios Web editoriais (incluindo os meios de comunicação social antigos, como a CNN e os meios estatais).
Neste ambiente difícil, o desenvolvimento da tecnologia dos meios de comunicação social pela Gloria.tv, que permite aos utilizadores falar, partilhar e evangelizar por si próprios, revelou-se essencial. Nada disto teria sido possível sem a generosidade dos doadores. …Mais